Desde:

Desde: 03 de Janeiro de 2010!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A arte de Meditar

Ainda bem que eu tenho amigas que me conhecem e me dão boas dicas, né "Noni" (de "Anônima", aaaii como eu to brega hoje!) ?
Bem, adoreeeei a matéria que ela me passou da Superinteressante, e como de um tempos para cá estou bem interessada na prática da meditação achei legal compartilhar com vocês.
Meditar não é uma coisa tão fácil como aos olhos de quem nunca praticou. É uma técnica que se aperfeiçoa com o tempo e requer experiência. Além disso, a prática constante trás vários benefícios tanto para a saúde como espirituais.


"Meditação é um método para familiarizar nossa mente com virtude, deixando assim nossa mente mais calma e pacífica. Quando nossa mente está em paz estamos livres de preocupações e desconforto mental e experienciamos verdadeira felicidade."
1- Relaxamento: se feito de forma correta nos ajuda a nos libertar das nossas tensões e olhar para os problemas de forma diferente. Com a meditação, você aprende a relaxar não apenas quando está sozinha, mas, por exemplo, no meio de um argumento.
2- Para a saúde:
     -Relaxa a tensão muscular.
     -Reduz a pressão arterial elevada.
     -Estimula o sistema imunológica e a produção de células brandas, devido o corpo não estar em stress.
     -Abre as vias aéreas fechadas.
     -Eficaz em casos de insônia.

3- A paz interior e harmonia: nos leva a um estado de paz e tranquilidade interior por não pensar em nossos problemas durante a meditação.

4- Concentração: quando meditar é necessário se concentrar para que sons, pensamentos, etc não a façam perder o foco, com essa prática de se concentrar melhor, você terá melhor rendimento no trabalho.

5- Melhor o desempenho: sem preocupações e stress seu rendimento aumenta.

6- Respiração e Inspiração: na meditação seu foco fica no ar que entra e sai do seu pulmão te ajudando na respiração e inspiração

7- Auto-conhecimento: enquanto meditar você perceberá por onde sua mente vaga e terá a chance de pensar sobre seus pensamentos e ter reconhecimento deles.

8- Despertar espiritual: para mim a melhor maneira de se comunicar com Deus é através da meditação. Sou batizada pela igreja católica, e já fui a muitas missão, mas sinto que lá- para mim- não é o melhor lugar para me comunicar e entrar em contato com Ele. Quando medito estou relaxada, calma, livre dos meus problemas e preocupações diárias e nessas condições fica mais fácil se concentrar em sua espiritualidade.

*Mais informações: Fonte

Passo à passo para um boa meditação:


Procure sossego

Um local livre de interrupções é essencial. Vale seu quarto, uma praça, o parquinho do prédio. Para iniciantes, o latido de um cachorro pode tirar o foco da meditação. Com o tempo e a prática, vai ficar mais fácil ignorar esses ruídos.

Foque na respiração

Preste atenção no ar que entra e sai do seu corpo. É uma distração para o cérebro. Assim, ele foca no seu organismo, e não nos problemas da vida ou no que acontece ao redor.

Liberte os pensamentos

É impossível não pensar em nada - só de pensar nisso você já estará pensando em algo. Mas não se apegue a nenhum pensamento para que o cérebro não comece a trabalhar nem te tire do relaxamento.

Tenha um mantra

Mais um truque para prender a atenção do cérebro. É um som repetido em alguns tipos de meditação. Cada pessoa tem seu mantra, que é definido por um instrutor.

Ajeite-se

Fique confortável. Pode ser do jeito que você achar mais cômodo, sentado ou deitado. O importante é evitar algo como dor nas costas ou nas pernas, que poderia afetar sua concentração.

Repita

Nos primeiros meses de prática, fique na posição por entre 5 e 10 minutos. Quando sentir que já ficou fácil se concentrar, aumente para até 30 minutos por dia. Assim, o cérebro vai se acostumar a focar no seu corpo. 
DICAS:
Eu sei que eu sou beeem iniciante nisso tudo e já vou confessar a vocês que é muito difícil conciliar esse tempinho diário para meditar na nossa rotina corrida, mas estou tentando.
- Para quem gosta, é muito legal acender incensos e velas no ambientes de meditação, se este não for no jardim.
- Colocar músicas para meditar pode te ajudar, mas depende de cada um. Eu particularmente prefiro sem, elas mais me irritam do que ajudam, só se o volume estiver beeeem baixinho.
- Se você estiver desanimado, dê uma lida nos benefícios e veja que isso só irá te ajudar.
- Notem em como a energia do seu corpo muda após a meditação. Meu corpo parece levitar e eu me sinto leve e tranquila.
- Não sei se é necessário avisar, mas vamos lá... Meditação é para quem acredita em seus benefícios e gosta, se você acha que tudo isso não passa de um monte de besteiras então nem tente! 

CURIOSIDADE:
Falando sobre sua história, estima-se que o ritual da meditação começou entre cinco mil e dois mil e quinhentos anos atrás, na Índia, difundindo-se posteriormente pela Ásia. Há algumas décadas vem se expandindo pelo ocidente e calcula-se que hoje em dia nos Estados Unidos dez milhões de pessoas medite regularmente, inclusive em hospitais e instituições de saúde. Entre mais de onze mil pacientes atendidos no centro de redução do estresse da Universidade de Massachussets, sintomas como dores, pressão alta e problemas digestivos teriam diminuído em media quarenta por cento após dois meses nas pessoas que meditavam duas vezes ao dia. O indiano Harbans Lal Arora, doutor em física pela Universidade de Waterloo no Canadá, realizou trabalhos no Hospital Geral e no Hospital Cesar Cals em Fortaleza mostrando que pacientes que praticaram meditação antes de submeterem-se à cirurgias perderam quarenta por cento menos sangue durante a operação e voltaram para casa na metade do tempo previsto. Fonte.

Boa meditação para vocês!

2 comentários:

  1. Olá Juliana,

    Muito legal este conteúdo! Tem tudo a ver com nossa proposta de trabalho. Somos um grupo de artesãos e desenvolvemos objetos para ajudar no alívio do stress, na prática da meditação ou simplesmente no passatempo, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e em nossa página no Facebook: http://maosocupadas.blogspot.com

    Um abraço,
    Mãos Ocupadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que gostaram! E claro, vou dar uma passadinha por lá agora mesmo e curtir a página no Face! Obrigada pelo convite ;)
      Beijos, Juliana.

      Excluir

Se você gostou, que tal deixar o seu comentário e me deixar com um sorriso no rosto?