Desde:

Desde: 03 de Janeiro de 2010!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O que poucos sabem sobre a Usina de Belo Monte

Eu aposto que quando alguém te pergunta se você é contra a Usina de Belo Monte- se é que você do que estou falando- você responde que sim, mesmo sem saber muito bem o porquê. E vou confessar que eu também era assim...
Com todas aquelas imagens e textos sendo compartilhados no Facebook contra a construção da usina e o vídeo produzido pelos atores da Rede Globo revelando algumas "verdades" sobre BM era difícil não ser contra. Mas isso é pelo simples fato de não nos informarmos melhor.
Para quem não sabe...

"O projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte surgiu há mais de trinta anos, ainda no período de ditadura militar. O projeto foi engavetado em 1989, sob pressões de grupos indígenas liderados pelo cacique Raoni e o cantor Sting, ex-vocalista da banda “The Police”.
A hidrelétrica de Belo Monte possuirá uma capacidade para abastecer mais de 26 milhões de habitantes. A construção da hidrelétricaocupará as regiões dos municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitório do Xingu." Fonte


Antes de começar nossa polêmica, vamos assistir ao vídeo dos "Globais", como disse meu professor de Geografia.
Ficou chocada com tudo que eles falaram não é? Tinha certeza que isso acontecer! Assim como tenho certeza que você ficará 100 vezes mais impressionada ao saber que:
-  98% dos atores que gravaram esse vídeo nunca foram a Amazônia, nem à uma usina hidrelétrica.
- Nenhum deles doaram o cachê recebido por gravar o vídeo para alguma causa nobre.
- A chance de alagamento no Parque do Rio Xingu devido a construção de Belo Monte é de a de alagar o interior de São Paulo, ou seja, quase nula.
- Como alguém pode falar em usina hidrelétrica em deserto?!
- Nenhum rio da Amazônia secará. Nunca.
- A construção da Usina não alagará 600km da floresta, e sim mais de 1000km. Porém essa quantidade de floresta é desmatada a cada dois meses na Amazônia com nenhum benefício à sociedade.
- A floresta Amazônica não é a maior floresta do mundo.
- A construção da Usina não gastaria 30 bilhões e sim 19 bilhões, e o Estado tem condições de bancar sem que seja necessário o aumento de impostos.
- Energia eólica e energia solar não superam a energia produzida por uma hidrelétrica, além de serem bem mais caras.

Agora chega de enrolação e vamos ouvir a voz de quem sabe...

Professor da Unicamp e seus alunos falam sabiamente sobre o assunto, confira:


E agora que você já tem informações suficientes para formar uma opinião- de fato válida e concreta- o que você pensa sobre a construção da Usina de Belo Monte?


6 comentários:

  1. Muito bom! Obrigado Juliana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, David! E você não precisa me agradecer, isso é algo que todos deveriam saber ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana mesmo, porque dizer que é contra algo somente porque alguns atores globais muito bem pagos, afirmou é fácil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Viviane! Falr que é contra para se pagar de "ecofriend" todo mundo quer, mas ninguém sabe o porque de ser contra e nem se é preciso banir este projeto.

      Excluir

Se você gostou, que tal deixar o seu comentário e me deixar com um sorriso no rosto?