Desde:

Desde: 03 de Janeiro de 2010!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

5 maneiras (simples) de ajudar o Planeta


Olá Corujinhas!
Agente sempre fala sobre ajudar o Planeta, que é importante e necessário e blá-blá-blá! Mas será que você está fazendo alguma coisa? Ou só está jogando a culpa nos outros?
Por isso vamos aprender algumas maneiras bem simples de ajudar o Planeta, algumas delas sem sair de casa!
1- Economize água
   *Você sabia que um banho de 15 minutos em um chuveiro elétrico gasta 144 litros de água? Pois então, se você se esforçar, pode reduzir o tempo em 5 minutinhos e economizar aproximadamente 44 litros! Não é tão difícil, né?
  *Além disso, sempre verifique se as torneiras estão bem fechadas e não estão gotejando.
  *Quando for lavar a louça, feche a torneira enquanto a ensaboa e passe a gastar de 243 litros de água para 46 em 15 minutos.
  * Coma menos carne vermelha. Parece piada, mas não é. Para produzir 1kg de carne vermelha é utilizado 200 litros de água.
  Feche a torneira da água quando estiver a lavar os dentes e conserve até 19 litros de água por dia.

2-  Economize energia 
Economizando energia elétrica, ajudamos a preservar o meio ambiente, ampliamos o tempo de vida dos recursos não-renováveis e adiamos a construção de usinas e a implantação de novas linhas de transmissão.
   *Evite ascender lâmpadas durante o dia, abra a janela and enjoy the sunshine!
   * Não deixe a porta do freezer/geladeira aberta por muito tempo.
   * Prefira alimentos frescos ao invés de congelados, esses consomem 10 vezes mais nergia na sua produção além de utilizar o freezer como local de armazenamento.
   * Desligue a televisão quando não tiver ninguém assistindo, o mesmo com o computador quando ninguém estiver usando. 
  * Tampe as panelas. Reduz o tempo de preparo e economiza 30% de energia.

3- Reduza a emissão de gases poluentes
   Não comer carne vermelha também ajuda nesse fator. A criação de gado produz o metano, um gás poluente, inflamável e mega poluente.
   * Deixe o carro na garagem. Prefiro transportes públicos, bicicletas ou até mesmo aquela carona amiga. Se você conseguir ficar sem carro apenas duas vezes por semana, reduzirá as emissões de gases estufa em uma média de 720 Kg por ano. Fonte: EPA (em inglês)
   * Faça a manutenção de seu carro. Pneus não cheios diminuem a economia de combustível em até 3% e levam a um aumento de poluição e maiores emissões de gases estufa 
   * Recicle o lixo. Cada família que adere ao programa de coleta seletiva reduz em cerca de 1 tonelada por ano a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

4-  Os três R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar)
   * Reduza o número de sacolas plásticas utilizadas. A maioria dos supermercados tem eco-bags para transportar a mercadoria ou até mesmo caixas de papelão.
   * Reutilize roupas usadas, ou até mesmo trabalhe a sua criatividade reutilizando algo que ia acabar no lixo.
   * Prefira produtos reciclados. Além de ajudar a natureza, você incentiva a indústria da reciclagem. E olha só isso:  para fabricar 1 tonelada de papel virgem, são necessários dezessete árvores e 26.000 litros de água a mais do que o exigido para fazer papel reciclado
   * Não encha as lixeiras com pilhas, recicle-as! Mas melhor ainda é optar por pilhas recarregáveis.
   * Jogue menos comida fora. Aproveite talos, cascas e restos em receitas nutritivas. Restos de comida representam 60% do lixo que vem dos lares brasileiros, e sua decomposição resulta na produção de gás metano, ligado ao efeito estufa.

5- Ajude a comunidade e os animais
Até agora só falamos do meio ambiente, mas por que não contribuir com o planta ajudando quem mora nele? 
 * Pense no próximo em cada atitude sua, afinal atitudes tem consequências para todos.
 * Faça parte de uma ONG. Ong's são organizações não governamentais sem fins lucrativos caracterizadas por ações solidárias, a mão-de-obra provém do trabalho de voluntários. Por que não se tornar um e ajudar idosos, animais abandonados, crianças carentes, etc?
 * Passe para frente as informações e cuidados que devemos ter com o planta. Quanto mais pessoas conscientes, melhor o mundo ficará.

E vocês, o que fazem para ajudar o planeta?

2 comentários:

  1. É engraçado como assuntos sérios são pouco comeentados :/ Enfim, eu ajudo de forma simples, já tirei alguns animais das ruas, evito o uso de sacolas sempre qe possível e ha pouco tempo comecei levar um copo na minha bolsa, assim evito o uso de copos descartáveis ja que sempre tenho o meu. Atitudes simples mas que fariam a diferença se mais pessoas colaborassem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ótima ideia a sua! São forma simples, que não dão o menor trabalho que ajudam o meio ambiente!
      Gostaria que todos fossem como nós e colaborassem!

      Excluir

Se você gostou, que tal deixar o seu comentário e me deixar com um sorriso no rosto?