Desde:

Desde: 03 de Janeiro de 2010!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Clarice, eu te entendo


Todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro- existe a quem falte o delicado essencial."- Clarice Lispector

Acho que as aulas de literatura dessa semana não estão me fazendo muito bem. Sabe, Clarice, isso é tudo culpa sua!
Eu nunca leio os livros pedidos, mas o seu me deixou bem intrigada. Com todas as suas digressões, a metalinguagem e sua curiosidade sobre o que se passe no interior das pessoas, eu fiquei intrigada com o seu livro e decidi mergulhar em suas palavras.
São tantas frases, tantas reflexões que eu acabei de perdendo em tanta boniteza! Acho que muitos não te entendem, sabia? Mas eu não. Não que isso me faça melhor do que alguém, mas me faz diferente de muitos.
Diferente. Essa palavra é engraçada. Dependendo da ocasião, da frase em que é colocada, do olhar com o qual é dita e da intonação que se é colocada, ela não fica nada agradável. Mas em alguns casos, ser chamado por tal adjetivo de duplo sentido é tão agradável que é quase uma honra.
O hilário é que na verdade ninguém é diferente. E você, Clarice, já bem dizia isso.
Nós somos todos iguais, temos os mesmo sonhos... Nós mulheres, então! Pobrezinhas de nós...
Queremos nos casar, ter uma família feliz, lindos filhos e uma bela casa. Como podem perceber, usei o verbo na primeira pessoa do plural, o que significa que é algo compartilhado não só por mim e por ela, mas por mim, por ela, por você, e muitas outras.
Temos os mesmos sonhos, o mesmo protótipo de beleza e sofremos da mesma marginalização. Eu, você e ela somos apenas mais uma em rebanho de sei lá quantas.
E não é triste saber disso? Mas afinal, o que seria feliz?
Agora eu sei porque você se identificou tanto com Macabéa. Ela era nula, substituível, não fazia diferença alguma e igual ela existem várias.
E todos somos assim, apenas mais um café-frio.


5 comentários:

  1. Oi, pode visitar meu blog e seguir? Obrigada! e de stardoll. http://the-onlystardoll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. "E todos somos assim, apenas mais um café-frio." Tão profundo e verdadeiro! Adoro seu blog! Mesmo ;} Está de parabéns pelos textos ^^' Dá uma olhadinha no meu depois, por favor, http://raayrn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou indo vistar o seu agora mesmo! Obrigada ;)

      Excluir

Se você gostou, que tal deixar o seu comentário e me deixar com um sorriso no rosto?