Desde:

Desde: 03 de Janeiro de 2010!

sábado, 1 de dezembro de 2012

Aventuras na Cozinha: Risoto de Alho Poró e Palmito



Risoto de Alho Poró e Palmito
(hmmm...)





Olá Corujinhas!
Ultimamente estou ando entre tampas e panelas e me divertindo na culinária. Invento receitas, saboreio algumas, queimo outras- inevitável uns errinhos, né?-, e faço pratos suuuper saborosos sem precisar ficar seguindo muito os ingredientes e quantidades da receita, até porque para mim o mais divertido em cozinhar é poder sair um pouco do livro e usar a imaginação e o paladar.
Ontem a noite decidi me arriscar a preparar um risoto de alho poró para cinco pessoas, sem nunca ter feito nada de alho poró nem risoto, por isso foi totalmente um risco.
O mais incrível é que no final todo mundo gostou e nós acabamos com a panelada de risoto, que sem querer me gabar, ficou delicioso! Por isso achei que seria interessante falar para vocês o a minha receitinha de risoto e o modo super fácil que eu a fiz.
Então, vamos lá?

Ingredientes:
3 xícaras de água
1 palmito ralado em tiras (não é o palmito em conserva!!)
sal
2 colheres de sopa de azeite ou manteiga
1 talo de alho de alho poró picado em rodelas finas (só a parte branca!)
1 cebola picada ou ralada
3 dentes de alho
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
1 xícara de chá de vinho branco
3 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 5 xícaras de água
1 colher de sopa de manteiga


Opcional:
Parmesão cortado em cubos
pimenta do reino
suco de 1 limão

Modo de preparo:
(Palmito)- Em uma panela coloque as 3 xícaras de água para ferver. Depois jogue o palmito ralado e deixe fervento até que ele fique molinho. Reserve.
(Risoto)- Em uma panela grande, esquente a gordura. Jogue o alho poró, a cebola e o alho e refogue. Logo em seguida despeje o arroz arbóreo e refogue junto com os outros ingredientes, mas atenção ele NÃO deve dourar. Em fogo alto, jogue o vinho branco e mexa até que 2/3 do vinho tenha evaporado. Vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes. Se você utilizar todo o caldo e o arroz ainda estiver muito duro, acrescente água aos poucos e vá deixando cozinhar até que esteja na consistência que preferir, mas atenção: não deixe que toda a água evapore!
Escorra o palmito, e acrescente o ao risoto. Misture bem.
Desligue o fogo e acrescente a manteiga, ela dará o brilho ao seu risoto! Se desejar, coloque o suco de limão, o parmesão e a pimenta do reino e misture bem.

Espero que tenham gostado da dica pessoal e saboreiem esse delicioso prato!
PS.: No meu risoto eu acrescentei todos os opcionais e ficou ótimo, experimente!
Desculpa, mas eu esqueci de tirar foto!! (Oops!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, que tal deixar o seu comentário e me deixar com um sorriso no rosto?